Sua pergunta: “Se Deus é sábio e sabe quem vai para o céu e para o inferno, por que Ele permitiria que alguém nascesse com livre arbítrio? Por que Ele permitiria que essa pessoa sofresse e fosse testada se Ele já sabia de tudo que estaria por vir?”

Nossa resposta: Embora Deus saiba antecipadamente todos os acontecimentos que podem ocorrer através do livre arbítrio, Ele ainda assim tem que permitir que esses acontecimentos ocorram.

O acontecimento desses fatos é uma expressão do conhecimento prévio de Deus em relação a eles. E não existiria livre arbítrio se Deus não permitisse que tais acontecimentos e escolhas pudessem ser feitos.

Para algumas questões instigantes (como a que você colocou), muitas vezes nós temos que criar algumas hipóteses… suposições… a menos que a Bíblia seja realmente clara na questão levantada. Na nossa opinião, a Bíblia não é realmente clara nesse assunto, então nós damos a você uma resposta, uma suposição.

O que podemos dizer com certeza é que Deus é confiável. E talvez aí esteja a questão central. Mesmo que não entendamos tudo, Ele nos deu evidências suficientes para que possamos confiar nEle, na Sua pessoa e no Seu caráter? A resposta é sim.

Deus evidenciou Seu caráter confiável através de Jesus Cristo. Deus se tornou semelhante aos humanos e então permitiu ser torturado e morto… em nosso favor. Ele fez isso para que nossos pecados pudessem ser perdoados, então não teríamos que morrer por causa de nossos próprios pecados. Este acontecimento – Jesus, o Filho de Deus, pagando os nossos pecados – mostra que Deus realmente se importa conosco.

Com isso, Deus, então, deu um grande passo adiante. Depois de Jesus ter morrido na cruz e ser sepultado, Ele ressuscitou três dias depois, exatamente como Ele disse que faria. A morte não é um problema para Deus. Deus está no controle de tudo. Pelo Seu amor por nós, Jesus morreu por nossos pecados, e devido a seu poder e controle, ressuscitou. Ele sempre cumprirá Sua palavra.

Deus se importa conosco e está no controle de tudo. Precisamos pensar nessas duas coisas importantes quando considerarmos os grandes mistérios da vida. Sim, Deus não nos deu as respostas para todas as coisas, mas Ele nos deu respostas suficientes para sabermos que podemos confiar Nele e segui-Lo. Sabemos o suficiente sobre Ele para nos certificarmos de que Ele é misericordioso, justo, puro, bom, embora algumas coisas não sejam completamente entendidas e embora Ele não tenha respondido a todas as nossas dúvidas.


Como começar um relacionamento com Deus

Tenho uma pergunta…