×
pesquisar
SuaEscolha.com
Um lugar seguro para explorar
 assuntos sobre a vida e Deus.
Relacionamentos

O que fazer com a solidão

Em vez de esconder os sentimentos de vazio, eis o que fazer com a solidão…

WhatsApp Share Facebook Share Twitter Share Share by Email More PDF

(por Ashleyne Seitz)

Eu me senti sozinha sentada no meu carro parada num semáforo, o rádio tocando nas alturas e as janelas abertas. Já senti a mesma coisa numa sala lotada, cercada de risadas e amigos. Já senti também no meio da noite, nos meus sonhos e quando acordo de repente no escuro da noite.

Solidão. É um sentimento familiar a todos nós.

O sentimento de solidão pode se transformar em medo da solidão. E o medo da solidão pode se transformar em evitação da solidão. Então, quando você vê, está enviando 1.000 mensagens de texto por dia, afogando seus sentimentos em álcool ou videogames, saindo com pessoas que você nem conhece - tudo porque você não quer ficar sozinho no mundo nem por alguns minutos. Ou talvez você faça o oposto – feche-se no seu quarto e ignore totalmente o mundo para evitar se conectar com as pessoas. Quando você se sente sozinho, é quase impossível sair da solidão, porque você está… sozinho.

Um provérbio diz: “Cada coração conhece a sua própria amargura e não há quem possa partilhar sua alegria”.1 Cada um de nós está fundamentalmente separado de todos os outros seres humanos e, embora possamos compreender-nos uns aos outros até certo ponto, sentimos essa separação. Ninguém entende completamente o que é ser você. Independentemente de como você reaja à solidão, ela pode se tornar um problema grande e doloroso para qualquer pessoa.

O que causa a solidão?

Você já se perguntou para que fomos feitos? A Bíblia explica que Deus nos preparou para conexão, para comunhão. Muitas vezes idealizamos relacionamentos amorosos e até amizades, pensando que, se encontrássemos a pessoa certa, nunca mais ficaríamos sozinhos. Mas a solidão encontra-se até mesmo em homens e mulheres casados e felizes. Não fomos programados apenas para nos conectarmos com outros humanos, mas também para nos conectarmos com Deus. Mesmo a riqueza, as conquistas e a honra não são suficientes para nos afastar da solidão. A cultura pop está cheia de exemplos; divórcio crescente, suicídio e uso de drogas espalham-se pela paisagem de Hollywood. Há também histórias na Bíblia que falam sobre pessoas que tinham tudo e, mesmo assim, se sentiam solitárias e sobre pessoas que não tinham nada, mas encontraram o que precisavam ao se aproximarem de Deus.

Salomão foi um rei de Israel a quem Deus concedeu imensa sabedoria. E ele tinha literalmente tudo: enormes pilhas de ouro, um palácio gigante e centenas de esposas e concubinas. Era de se pensar que Salomão tivesse sido o homem mais contente do mundo! Mas escreveu um livro sobre como a vida é inútil: “Contudo, quando avaliei tudo o que minhas mãos haviam feito e o trabalho que eu tanto me esforçara para realizar, percebi que tudo foi inútil, foi correr atrás do vento; não há nenhum proveito no que se faz debaixo do sol.”2 É possível ouvir sua solidão e seu desespero!

Em comparação, um dia, quando Jesus estava andando por uma cidade, encontrou um homem com lepra. A lepra era dez vezes mais assustadora naquela época do que agora. As pessoas tinham medo de pegar lepra. Os leprosos eram marginalizados e rejeitados, muitas vezes abandonados por amigos e familiares, mendigando nas esquinas para ter o que comer. Imagine esse leproso sentado na poeira e na sujeira, ignorado por todos que passavam. Não tinha ninguém a quem recorrer e nem um centavo no bolso. Ele se levantou, foi até Jesus, caiu de joelhos na rua e pediu para ser limpo. Jesus tocou o leproso - uma pessoa que provavelmente não era tocada por outro ser humano há anos - e o curou. O homem, agora socialmente aceitável, ficou em êxtase e saiu por aí contando a todos sobre o que acontecera, embora Jesus o tivesse instruído a não fazê-lo. Sua vida de repente ganhou alegria e significado, apesar de ainda não ter nada nem ninguém. O que mudou de forma tão completa o mundo deste ex-pária? Apenas uma breve interação com Jesus.

Não fomos feitos para ficar sozinhos

Fomos feitos para ter um relacionamento com Deus.

É a única coisa que pode nos tirar da solidão, porque é a conexão que fomos criados para ter. Aquela interação com Jesus, que é Deus, deu sentido e proporcionou conforto e alegria à vida daquele leproso, enquanto todas as joias, ouro e mulheres do mundo não conferiram sentido à vida de Salomão. Ter um relacionamento pessoal com Deus muda tudo; é a resposta para o problema da solidão.

Dito isto, ter um relacionamento com Deus nos protege da solidão pelo resto da vida? Não. Simplificando, o sistema foi avariado. Nosso mundo é um lugar corrompido. Estamos separados de Deus pelo nosso pecado, pelo nosso desejo de viver separados de Deus. Neste mundo, não podemos experimentar a vida como deveria ser, sem solidão, maldade, tristeza nem medo.

E agora?

Apesar de a solidão ser uma realidade do ser humano sem cura imediata, há duas coisas que podem ajudar aqui e agora:

Comunidade: como lidar com a solidão

Como fomos criados para nos conectarmos, estar em comunidade é meio caminho andado para lidar com a solidão. Nenhum amigo vai conseguir te livrar da solidão para sempre, mas quando você tem pessoas ao seu redor que se preocupam com você pelo que você é (não por seu corpo, suas habilidades, seu dinheiro ou sua capacidade de beber), fica mais fácil ver que você não está realmente sozinho.

Na verdade, a ciência confirma: quanto mais amigos você tiver e mais conectado estiver, melhor será sua saúde. Tudo que você precisa fazer é pesquisar no Google “Benefícios da amizade para a saúde”. Brene Brown, pesquisadora e especialista em interação humana, explica da seguinte forma: “Defino conexão como a energia que existe entre as pessoas quando elas se sentem vistas, ouvidas e valorizadas; quando podem dar e receber sem julgamento; e quando obtêm apoio e força no relacionamento.” Compartilhar a vida com pessoas que te amam ajuda a ver fora da sua própria perspectiva e dá significado à vida, significado este que você pode relembrar em momentos de solidão.

Alguém que entende sua solidão

Às vezes é difícil entender como o fato de acreditar num Deus que não se vê pode ajudá-lo a se sentir menos solitário numa sexta-feira à noite. Mas a Bíblia diz que Deus nunca abandona os seus filhos e está perto de todos os que invocam o seu nome. Deus te ama e deseja ter um relacionamento com você. Ele quer que você o busque quando estiver sozinho!

Não só isso, ele te entende. Quando Jesus estava passando pelos piores momentos da sua vida e estava prestes a ser crucificado, seus amigos o abandonaram e até fingiram que não o conheciam. Jesus sabe o que é estar solitário. A Bíblia diz: “O Senhor está perto dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito abatido”.3 Qual seria a sensação de saber, no seu momento mais profundo de solidão, que você não está sozinho? O Deus que te criou está com você e nunca te abandonará!

Isso é algo que você pode ter

O pecado que nos impediu de viver num mundo sem solidão é o que agora nos afasta de Deus. Não importa o quanto você seja bom ou o quanto tente, você não conseguirá vencer essa separação. Deus enviou Jesus à terra para restaurar nosso relacionamento com ele - a Bíblia diz que Jesus veio para curar os corações quebrantados. Jesus, o filho perfeito de Deus, morreu pelos seus pecados para que você pudesse ser limpo como o leproso; você não é mais pária nem rejeitado, mas filho de Deus. Tim Keller, pastor e autor, disse o seguinte sobre como Deus nos vê: “Os únicos olhos no universo que podem ver você até o fundo, amam você até o céu.” Deus vê seus piores momentos e te ama mesmo assim; ele quer que você vá até ele.

Deus diz que um relacionamento com ele é como uma amizade. Ele ouve nossas necessidades, nossos desejos, nossos medos, nossas lutas. E nos guia na vida e nas decisões.

Sua presença está sempre conosco. Deus promete “nunca nos deixar” e “nunca nos abandonar”. “Conduz os humildes na justiça e lhes ensina o seu caminho.”4

Você gostaria de iniciar um relacionamento com Deus e deixar que ele te ajude nos seus momentos de solidão? Você pode fazer isso agora mesmo, acreditando nele e aceitando-o na sua vida através da oração, que é simplesmente conversar com Deus. Deus conhece você e seu coração, então as palavras não importam tanto quanto a atitude com que você as diz. Você pode orar assim:

Senhor Jesus, quero te conhecer pessoalmente. Obrigado por morrer na cruz pelos meus pecados. Abro a porta da minha vida para você e peço que entre como meu Senhor e Salvador. Tome as rédeas da minha vida. Obrigado por perdoar meus pecados e me dar a vida eterna. Obrigado por estar comigo e por dizer que nunca me abandonará. Por favor, ajude-me a sentir sua presença.

 Convidei Jesus para entrar na minha vida (algumas informações úteis)…
 Acho que quero convidar Jesus para entrar na minha vida, por favor me explique melhor…
 Tenho uma pergunta…

Notas de Rodapé: (1) Provérbios 14:10 (2) Eclesiastes 2:11 (3) Salmos 34:18 (4) Salmos 25:9


COMPARTILHE ESTA PÁGINA:
WhatsApp Share Facebook Share Twitter Share Share by Email More