×
pesquisar
SuaEscolha.com
Um lugar seguro para explorar
 assuntos sobre a vida e Deus.
Dúvidas

Quem é o Diabo?

Uma breve descrição sobre quem é o diabo. Ele é uma ameaça a você?

WhatsApp Share Facebook Share Twitter Share Share by Email More PDF

Nas histórias em quadrinhos, o diabo aparece como uma figura engraçadinha, um tentador benigno, empurrando você para fazer algo que é divertido ou um pouquinho errado. Na realidade, porém, Satanás não tem nada de engraçadinho.

Quem é o Diabo? Ele não é o oposto de Deus, pois não há ninguém igual a Deus; ele não é equivalente em nada. Deus sempre existiu, e tudo o que existe agora, incluindo os anjos, foram criados por Deus.

O diabo (às vezes chamado de Satanás ou Lúcifer) é um anjo que se rebelou contra Deus. Ele é o inimigo não só de Deus, mas também da humanidade. É implacável em sua missão: matar, destruir, ou escravizar a humanidade. Nós fomos alertados: “...vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar.”1

O poder do diabo é ridiculamente ínfimo quando comparado ao poder de Deus. Mas, ainda assim, ele é uma grande ameaça aos humanos, e tem a capacidade de arruinar a vida de uma pessoa.

A principal tática de Satanás é nos enganar. Ele busca enganar nações inteiras, o mundo e os indivíduos. Ele torce e distorce a verdade, e há poder em suas mentiras.

Dr. Neil Anderson fez uma astuta observação. Ele disse que a Bíblia descreve Satanás de três maneiras:
      - O tentador
      - O acusador
      - O pai das mentiras

Dr. Anderson notou o seguinte: “Se eu tentasse você a fazer algo, você saberia. Se eu acusasse você de algo, você saberia. Se eu quisesse enganar você, você não saberia. O poder de Satanás está baseado na mentira. Se retirarmos a mentira, removemos o poder dele.”

De que maneiras o diabo mente?

Veja aqui alguns exemplos:

Deus criou Adão e Eva com livre arbítrio para escolher e tomar decisões, assim como podemos fazer hoje. O jardim do Éden possuía talvez centenas de árvores frutíferas. A única instrução que Deus deu a Adão e Eva foi para não comerem daquela única árvore. A instrução foi bem direta: apenas não comam o fruto daquela árvore ou vocês morrerão. Simples assim.

Contudo, Satanás persuadiu Eva: “Certamente não morrerão.” Essa foi a mentira inicial. Agora ele elabora a mentira ainda mais: “Certamente não morrerão. Deus sabe que, no dia em que dele comerem, seus olhos se abrirão, e vocês serão como Deus, conhecedores do bem e do mal”.2

Satanás enganou Eva, convenceu-a de que Deus estava lhes privando de algo maravilhoso, de que esse fruto os tornaria mais como Deus. E não seria isso uma coisa boa? O problema era que isso não era verdade. Adão e Eva acreditaram na mentira de Satanás, em vez de acreditar no que Deus disse para eles, o que resultou em consequências terríveis. É exatamente assim que o diabo opera. Ele distorce a verdade a fim de prejudicar as pessoas.

Como o diabo acusa Deus

O maior desejo de Satanás é manter as pessoas afastadas de Deus. Ele tentará fazer com que você negue a existência de Deus ou inventará mentiras sobre o caráter de Deus. Veja aqui um exemplo:

Deus repetidas vezes afirma que nos ama. “...o Senhor lhe apareceu no passado, dizendo: ‘Eu a amei com amor eterno; com amor leal a atrai.’”3 “...não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou...”4 “Vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu...”5 “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.”6

Mas o que diz Satanás? “Deus não ama você. Olha só todos os problemas que você tem. Se Deus o amasse, você não estaria passando por tudo isso.”

Parece convincente.

Porém, todas as pessoas passam por problemas. É parte da vida. O que Satanás não revela é que se você tem um relacionamento com Deus e coloca sua dependência nele, Deus pode guiá-lo através desses problemas. Você não tem que suportá-los ou resolvê-los sozinho. Deus pode lhe dar sabedoria e força verdadeira em meio a esses problemas. Não apenas isso, mas ele diz o seguinte quando passamos por dificuldades: “... a minha paz lhes dou.”7 Por quê? Porque podemos saber que em Deus se pode confiar.

A pessoa que não tem Deus é descrita como “sem esperança.” Esse não é o desejo de Deus para ninguém.

Como o diabo acusa você?

Satanás não apenas tenta enganar você sobre a bondade de Deus, mas também faz difamações de você para Deus. Ele fez isso com um homem chamado Jó. Satanás disse que se Jó sofresse, então Jó amaldiçoaria Deus — o que ele nunca fez. Satanás busca prejudicá-lo e condená-lo diante de Deus.

Mas não só isso. Satanás também quer difamar e condenar você.

Ele convence você de que: “Deus não quer você. Você nunca será santo o suficiente. Olha para todo o lixo na sua vida, todas as maneiras em que você falhou, as coisas que você fez, os vícios que você tem. Deus nunca o aceitará, jamais vai querer você. Jamais conseguirá agradá-lo.”

Mais uma vez... tudo mentira. Deus deixa muito claro que nenhum de nós precisa ser “bom” para ser aceito por ele, nem precisa se tornar sem pecado para manter um relacionamento com Deus.

Jesus disse o seguinte sobre Satanás: ”Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando o Diabo mente, está apenas fazendo o que é o seu costume, pois é mentiroso e é o pai de todas as mentiras.”8

O contraste entre Deus e o diabo é estarrecedor! Jesus disse: “O ladrão vem apenas para furtar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente.”9

Jesus disse o seguinte sobre aqueles que creem nele: “Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos.”10

Ao invés de se deixar ser enganado por Satanás, abraçe a oportunidade de saber o que Deus diz ser verdade sobre ele mesmo, sobre sua vida e sobre relacionamentos. Enquanto Satanás quer ver você escravizado por suas tramas enganosas, Deus quer que você saiba o que é verdade, quer que você seja livre para experimentar uma vida real.

Além de ser mentiroso e acusador, Satanás, por meio de suas mentiras, tenta as pessoas a se tornarem escravas e a se entregarem a vícios. “Oh, vá em frente! Só mais um não vai prejudicar você. Ninguém vai descobrir. Você não está prejudicando ninguém. E vai se sentir tão melhor.”

Como lidar com Satanás

Se você decidir começar um relacionamento com Deus, saiba que será tentado por Satanás. Você ainda terá livre arbítrio para tomar qualquer decisão que queira. No entanto, em muitas situações, você também saberá a verdade e será menos propenso a se render às mentiras de Satanás, terá menos chances de se sentir sem esperança, confuso ou com medo. Além disso, Deus oferece ajuda.

A Bíblia nos diz: “Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar.”11

Quem é Satanás? Um tentador, um difamador e um mentiroso. A intenção de Satanás é manter as pessoas isoladas de Deus, para que ouçam apenas a ele, e se juntem a ele em sua rebelião, caindo em destruição. Nada do que ele diz a respeito de Deus ou da sua vida é verdade.

Deus deseja ter um relacionamento com você e quer que você experimente o seu amor. Ele não criou você para viver na escuridão, confuso, mas para que saiba o que é a verdade. Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida”.12

Você sabe como poder ter um relacionamento assim com Deus? Para saber mais veja: Conhecendo Deus Pessoalmente.

 Tenho uma pergunta…
 Como começar um relacionamento com Deus

(1) 1Pedro 5.8 (2) Gênesis 3.4,5 (3) Jeremias 31.3 (4) 1João 4.10 (5) 1João 3.1 (6) João 3.16 (7) João 14.27 (8) João 8.44 (9) João 10.10 (10) João 8.31 (11) 1Coríntios 10.13 (12) João 8.12


COMPARTILHE ESTA PÁGINA:
WhatsApp Share Facebook Share Twitter Share Share by Email More