×
pesquisar
SuaEscolha.com
Um lugar seguro para explorar
 assuntos sobre a vida e Deus.
Existência de Deus

Quem criou Deus?

Uma explicação sobre a existência de Deus…

WhatsApp Share Facebook Share Twitter Share Share by Email More PDF

Se algo passou a existir, então deve ter sido criado por alguém. Um livro tem um autor. Por trás de uma música, há um músico. Até uma festa tem alguém por trás dos preparativos. Todas as coisas que começam, têm um começo, têm uma causa para o seu começo.

Considere o universo. Cientistas uma vez adotaram a teoria do “estado estável”, que diz que o universo sempre existiu sem ter um começo.

A evidência cosmológica agora se refere ao “Big Bang” como o momento no tempo em que o universo passou a existir. Nosso universo feito de espaço, tempo, matéria e energia teve um início singular e distinto.

Como nem sempre existiu, mas veio a existir (teve um início singular), então alguma outra realidade deve ter causado ou criado o universo.1

Tudo o que observamos na natureza tem um começo. Deus, no entanto, está numa categoria diferente, e é assim que deve ser. Deus é diferente de toda a natureza e humanidade, e de tudo o que existe; pois ele sempre existiu, independente de qualquer coisa que criou. Deus não é um ser dependente, mas sim atuosuficiente, autoexistente. E é exatamente dessa forma que a Bíblia descreve Deus, e foi assim como o próprio Deus se revelou. Mas por que é preciso que Deus seja assim?

O nosso universo não pode ser explicado de outra maneira. Não é possível que tenha criado a si mesmo. O universo nem sempre existiu e não poderia ter sido criado por algo que também foi criado. Mas por que não?

Não é coerente argumentar que o universo foi criado por Deus, mas Deus foi criado por um outro poder, que por vez foi criado por um terceiro poder, e assim por diante. Como Aristóteles convincentemente argumentou, deve haver uma realidade que causa mas que ela mesma não tem causa (ou um ser que se move, mas ele mesmo não pode ser movido). Por quê? Porque se há uma infinita regressão de causas, então por definição todo o processo nunca poderia ter começado.2

Quer ver mais evidências sobre a existência de Deus? Veja o artigo: Deus existe?

 Tenho uma pergunta…
 Como começar um relacionamento com Deus

(1) Kenneth Richard Samples; Connections 2007; Quarter 3; www.reasons.org (2) Ibid.


COMPARTILHE ESTA PÁGINA:
WhatsApp Share Facebook Share Twitter Share Share by Email More