×
pesquisar
SuaEscolha.com
Um lugar seguro para explorar
 assuntos sobre a vida e Deus.
Coisas da vida

Coronavírus (COVID-19) - Como lidar com a ansiedade

Quero te apresentar uma maneira confiável de lidar com a ansiedade, com o estresse causado pelo coronavírus, as demais preocupações da vida e viver em paz…

WhatsApp Share Facebook Share Twitter Share Share by Email More PDF

Por Marilyn Adamson

Para muitos, o coronavírus (COVID-19) se tornou uma grande fonte de preocupação. A cada dia que passa, o surto faz mais vítimas e se alastra por cada vez mais países, isso sem falar na extensa lista de mortes por conta desta doença.

No entanto, você pode também sentir ansiedade por alguma outra ameaça. Diariamente somos confrontados com todo tipo de problemas e ficamos estressados.

A lista é longa: violência, sensação de medo, racismo, guerras, crise política, pobreza, agressão sexual, escravidão humana, desastres naturais, finanças pessoais, doenças, instabilidade no emprego, relacionamentos estressantes, vícios, etc.

Dói só de pensar.

E não sofremos apenas com o que acontece conosco. A Internet nos tornou cidadãos globais. Estamos cientes de problemas sérios em todos os cantos do mundo … todos os dias … todos os minutos.

No entanto, a maior parte do que causa ansiedade é muito pessoal, é o que está acontecendo em nossas vidas.

É a sensação de que não podemos controlar as circunstâncias. Nos sentimos em risco. Impotentes. É o medo de que algo seja feito contra nós, e não podemos escapar nem fazer nada para mudar a situação.

Existe uma maneira de experimentar a paz em meio a tudo isso? Sim.

Paz em meio ao coronavírus

Este artigo fornecerá maneiras reais e confiáveis de obter paz diante do surto de coronavírus ou de outras circunstâncias causadoras de ansiedade.

Primeiro, vamos começar falando sobre medicina. Se você geralmente luta com a ansiedade, se a sua ansiedade faz com que você entre em depressão e pensamentos de automutilação, precisa procurar um serviço de saúde obter ajuda médica. Pode haver um desequilíbrio químico que requer medicação. Às vezes, existem padrões, caminhos em nossos cérebros, que podem precisar de ajuda médica para formar novos caminhos para nosso pensamento.

Assim como os diabéticos precisam de insulina, existem medicamentos que permitem visualizar as preocupações de maneira mais objetiva e calma. Os medicamentos demonstraram melhorar significativamente a vida de muitos que sofrem de ansiedade.

No entanto, ser capaz de visualizar as situações com calma e racionalmente é apenas parte de uma solução. Ajuda, mas não proporciona paz verdadeira. É como uma pessoa que tem uma perna quebrada e pára de caminhar com ela. Isso ajuda. Mas a perna quebrada ainda estará lá.

A tão esperada notícia que o surto de coronavírus não está avançando ou está diminuindo em seu país pode ajudar, mas existem muitas outras potenciais causas de ansiedade. A vida - por si só - é desafiadora.

O que você precisa é de uma paz interior duradoura, que permita que sua mente e seu coração descansem, apesar de qualquer dificuldade.

Uma abordagem confiável para situações de ansiedade

Durante anos como ateia, procurei respostas na filosofia. Eu queria alguma que me guiasse e "funcionasse" em qualquer situação. Estudei Sartre, Platão, Sócrates, Dostoievski, Nietzsche, Hume e outros.

O que eu descobri é que qualquer filosofia era insuficiente. Eu continuava carregando meus problemas nas costas.

Conficar apenas na psicologia dá no mesmo. Ela ajuda, e muito, mas os psicólogos geralmente tentam fazer com que você veja as circunstâncias de uma maneira diferente. É difícil visualizar o coronavírus (COVID-19) de maneira diferente quando milhares de pessoas estão sendo diagnosticadas com o vírus e o número de mortes não pára de subir.

Na minha busca por uma paz genuína, a religião também parecia bastante vazia. Eu não estava intessada em rituais, meditação e doutrinas que me pareciam superficiais. Achava que eram um mero pensamento positivo sem nenhuma substância. Um efeito placebo na melhor das hipóteses.

Eu sabia que na vida podem surgir dificuldades reais. Eu queria algo em que pudesse confiar de verdade, independente de qualquer coisa.

Todos esperam que a ciência encontre a cura e a prevenção do coronavírus. No entanto, é provável que o virus fique por aí por anos, mesmo que sofra mutações. A ciência não é onisciente ou onipotente.

Enquanto procurava uma fonte de paz duradoura, eu fiquei amiga de alguém cuja vida eu admirava. Ela costumava falar sobre seu relacionamento com Deus. Isso me fez pensar se Deus realmente existia.

A possibilidade da existência de Deus fez com que eu começasse um longo processo de questionamentos e pesquisas sobre o assunto, mas eu ainda estava muito resistente a ideia. A última coisa que eu queria era ser enganada e acreditar em algo que não era real.

A Ciência aponta para uma solução

Após cerca de um ano e meio de sérias buscas, as evidências de Deus tornaram-se claras demais para que eu pudesse evitar. Foi a ciência que me levou a reconhecer a existência de Deus. A posição perfeita da Terra em relação ao sol, as propriedades complexas da água, o design do corpo humano, etc.

A multiplicidade de fatos científicos necessários para a existência de vida na Terra tornou o “acaso” sem sentido. Pedi a Deus que entrasse em minha vida para que eu passasse a ter um relacionamento pessoal com ele.

Foi quando eu descobrí que "Deus é nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na hora das dificuldades" (Salmos 46:1).

Paz em meio ao surto de coronavírus

No meio das pressões da vida, Jesus diz ternamente: "Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês" (Mateus 11:28).

Este é o Deus que criou o universo, criou galáxias de estrelas e planetas, bilhões de vidas e espécies de plantas, um intrincado ecossistema e vida humana. “Nada é muito difícil para ele” (Jeremias 32:17). Ele nos convida a pedir ajuda.

Jesus constantemente descreveu Deus como nosso "Pai" no céu que nos ama.

Um bom pai irá proteger, prover, ensinar, amar e cuidar de seus filhos. Ele sempre vai se certificar que você esteja desfrutando de seu cuidado e de seu amor.

Se você cresceu com pais ou um pai que não a amava dessa maneira, o termo "pai" pode não ser agradável para você. De fato, a ansiedade de algumas pessoas pode ter começado devido aos pais ou a uma situação de vida que instigou profunda insegurança e medo. Você pode ter sofrido abuso, negligência, abandono…

Experiências como essa podem distorcer nossa visão de mundo, de nós mesmos e dos outros. No entanto, um relacionamento com Deus traz o início de uma nova vida. Jesus até se referiu a isso como nascer de novo. A vida é diferente, nova, quando você começa um relacionamento com ele.

Um de nossos maiores medos com o coronavírus (COVID-19) é enfrentá-lo sozinho ou não ter força emocional ou física para lidar com ele, em nome de nós mesmos ou de nossos entes queridos. Isso é verdade para qualquer coisa que nos assusta. "Eu serei capaz?"

Nenhum problema é grande demais, e isso inclui o coronavírus

Jesus disse: “No mundo, você terá tribulações, mas tenha bom ânimo, eu venci o mundo” (João 16:33).

Portanto, somos lembrados: "O Senhor está próximo; não fique ansioso por nada, mas em tudo pela oração … deixe que seus pedidos sejam conhecidos por Deus. E a paz de Deus, que ultrapassa todo entendimento, guardará seus corações e suas mentes em Cristo Jesus” (Filipenses 4:4-7).

Isso é apenas uma ilusão? Não. Veja os fatos da capacidade e poder de Deus.

A terra em que estamos agora está girando a cerca de 1.600 km por hora. No entanto, nos sentimos perfeitamente calmos, apreciando a beleza do nascer e do pôr do sol que esse turbilhão cria.

A Terra também está girando em torno do sol, viajando a 10.000 km/h. Mesmo a essa velocidade, mantém a distância perfeita do sol, não muito longe, nem muito perto.

Da mesma forma que Deus conhece os bilhões de galáxias, Deus conhece tudo da sua vida, até os pequenos detalhes. E ele te ama.

Alguém que se importa

Ele ama você, não porque você ou eu mereçamos o seu amor, mas porque é da natureza dele amar e cuidar daqueles que confiam nele.

Deus diz: “Não temas, porque estou contigo; não se assuste, porque eu sou seu Deus; Eu te fortalecerei, te ajudarei, te sustentarei com a minha justa mão direita” (Isaías 41:10).

"Você nunca ouviu falar? Você nunca entendeu? O Senhor é o Deus eterno, o Criador de toda a terra. Ele nunca fica fraco ou cansado. Ninguém pode medir as profundezas de seu entendimento. Ele dá poder aos fracos e força aos impotentes.

Até os jovens ficam fracos e cansados, e os jovens caem em exaustão. Mas aqueles que confiam no Senhor encontrarão novas forças. Eles vão planar alto em asas como águias. Eles correrão e não se cansarão. Andarão e não desfalecerão” (Isaías 40:28-31).

Jesus disse: “Deixo a paz a vocês; a minha paz dou a vocês. Não dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo” (João 14:27). Ele é maior do que qualquer problema que possamos enfrentar.

Você pode ser liberto da ansiedade com o coronavírus (COVID-19) ou de qualquer problema sério, ao reconhecer que Deus é capaz, que ele se importa e que quer agir em seu nome. Para conhecer Deus dessa maneira, você precisa primeiro iniciar um relacionamento com ele.

Se você deseja iniciar um relacionamento com Deus e conhecer o amor dele por você, isso é explicado em: Conhecendo Deus pessoalmente.

 Tenho uma pergunta…
 Como começar um relacionamento com Deus

COMPARTILHE ESTA PÁGINA:
WhatsApp Share Facebook Share Twitter Share Share by Email More