(traduzido por Carolina Souza)

Sua pergunta: “O que é a Trindade?”

Nossa resposta: Você e eu vivemos em um mundo tridimensional. Todos os objetos físicos têm certa altura, largura e profundidade. Uma pessoa pode se parecer com outra, ou se comportar de forma semelhante a outra, ou ter as mesmas opiniões que outra. Mas uma pessoa não pode ser exatamente igual a outra. Elas são indivíduos distintos.

Contudo, Deus vive sem as limitações de um universo tridimensional. Ele é espírito e é infinitamente mais complexo do que nós.

É por isso que Jesus, o Filho, pode ser diferente do Pai e, ainda assim, ser a mesma pessoa que ele.

A Bíblia fala claramente de Deus o Filho, Deus o Pai e Deus o Espírito Santo. Mas enfatiza que há UM só Deus.

Se usássemos a matemática, a Trindade não seria 1+1+1=3; mas sim 1x1x1= 1. Deus é um Deus triúno.

Assim, temos o termo: “Tri”, significando três, e “Unidade”, significando um. Tri + Unidade = Trindade. Essa é uma maneira de reconhecer o que a Bíblia nos revela sobre Deus, que Deus é três pessoas que têm a mesma essência de divindade. Alguns tentaram fazer ilustrações sobre a Trindade usando elementos comuns ao conhecimento humano, como por exemplo: o H2O existe na forma de água, gelo e vapor (são três formas diferentes, mas todas são H2O). Outra ilustração: um ovo tem casca, gema e clara. Porém essa ilustração mostra que poderia haver “partes” de Deus, o que não é o caso.

Deus, o Filho (Jesus), é plenamente Deus. Deus, o Pai, é plenamente Deus. E Deus, o Espírito Santo, é plenamente Deus. Ainda assim, há somente um único Deus. Em nosso mundo, com nossa experiência humana limitada, é difícil entender a Trindade. Mas, desde o início, é assim que a Escritura nos revela Deus. Repare os pronomes plurais “nós” e “nosso” em Gênesis 1:26 — “Então disse Deus: ‘Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais grandes de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão’”.

Embora não seja uma lista completa, aqui estão outros versículos bíblicos que mostram que Deus é um na Trindade:

  • “Ouça, ó Israel: O SENHOR, o nosso Deus, é o único SENHOR.” (Deuteronômio 6.4)

  • “Eu sou o SENHOR, e não há nenhum outro; além de mim não há Deus.” (Isaías 45.5)

  • “…só existe um Deus”. (1Coríntios 8.4)

  • “Assim que Jesus foi batizado, saiu da água. Naquele momento os céus se abriram, e ele viu o Espírito de Deus descendo como pomba e pousando sobre ele. Então uma voz dos céus disse: ‘Este é o meu Filho amado, em quem me agrado’.” (Mateus 3.16,17)

  • “Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo…” (Mateus 28.19)

  • Jesus disse: “Eu e o Pai somos um”. (João 10.30)

  • “Quem me vê, vê o Pai.” (João 14.9)

  • “Quem me vê, vê aquele que me enviou.” (João 12.45)

  • “E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo.” (Romanos 8.9)

  • “José, filho de Davi, não tema receber Maria como sua esposa, pois o que nela foi gerado procede do Espírito Santo.” (Mateus 1.20)

  • “O anjo respondeu: ‘O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com a sua sombra. Assim, aquele que há de nascer será chamado santo, Filho de Deus. ’” (Lucas 1.35)

  • [Jesus falando aos seus discípulos] “E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre, o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês.”… “Se alguém me ama, guardará a minha palavra. Meu Pai o amará, nós viremos a ele e faremos nele morada.” (João 14.16,17,23)


Como começar um relacionamento com Deus

Tenho uma pergunta…